Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão tem por missão interagir com diferentes públicos e instituições no que diz respeito aos conhecimentos nas áreas de Economia, Administração e Contábeis, tanto em nível nacional como internacional, para divulgar e fomentar a produção científica nessas respectivas áreas. Direciona-se a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais que atuam nesses ramos de estudo. Tem periodicidade quadrimenstral, com os artigos avaliados em regime de blind review por comissão formada pelo Conselho Editorial e avaliadores ad hoc. A Contextus publica textos inéditos, na forma de artigos que abordem pesquisas científicas, os quais são de responsabilidade dos seus autores e não necessariamente expressam o ponto de vista da Comissão Editorial.

Esta entende que a Contextus, enquanto revista científica, segue o documento  "Boas Práticas da Publicação Científica" da ANPAD, de modo que sua avaliação preliminar analisará se:

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos de um artigo científico;
  • O artigo deixa clara sua metodologia, baseada em referências bibliográficas;
  • Os autores, para garantir o estado da arte, citam, em seu referencial teórico, um número mínimo, mas suficiente de referências recentes (de até 10 anos) extraídas quer de revistas científicas nacionais e internacionais, qualificadas pelo Qualis da CAPES ou com índice de impacto JCR ou ISI – independente da área –, quer de artigos de eventos E1 e E2 do Qualis CAPES da Área de Administração (dos últimos 3 anos);
  • Referências conforme sistema autor-data da norma ABNT NBR 10520/2001 (p. 4) ou APA, a serem revisadas para ABNT se aprovadas.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

A Contextus se propõe a publicar resenhas de:

- Livros Acadêmicos e Científicos Nacionais publicados no ano vigente da sua última edição disponibilizada;

- Livros Acadêmicos e Científicos Internacionais, inéditos no Brasil e publicado nos últimos 3 anos - e disponível para compras em sites internacionais.
Além da formatação seguindo a ABNT 14724:2011 na redação, são exigências da seção:

- a resenha, por ser um texto autoral em si, só poderá ter um autor;

- este autor deverá ter experiência acadêmica ou científica na área do livro (a ser verificada pelo editor em seu Lattes - indispensável no caso no processo de inscrição de usuário.

Após obedecido estes critérios a resenha segue um processo de duplo Blind Review, onde devido a urgência das resenhas será aprovado ou não pelos revisores (sem cometários)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Processo de Avaliação por Pares

A revista Contextus, ao adotar o processo de avaliação prévia dos artigos, tem por objetivo o aprimoramento destes mediante colaboração com os autores. A Contextus somente aceita artigo para apreciação se este for inédito e não estiver sendo submetido a outro periódico.

O processo de avaliação consta de duas etapas:

  • Primeiro, uma avaliação preliminar pelo Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial de revista e uma qualidade científica básica conforme o escopo;
  • Segundo, a avaliação por dois pareceristas para decisão final sobre sua aceitação ou não.

No processo de avaliação dos artigos submetidos, é utilizado o sistema double blind review.

 

Conteúdo do documento que os avaliadores preenchem contendo as opiniões a respeito da avaliação:

CONTEXTUS – REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ECONOMIA E GESTÃO

ORIENTAÇÃO PARA O AVALIADOR

Nome do avaliador:

Data-prazo: XX/XX/XXXX

Título do artigo: maiúsculo e sem aspas

PARTE 1 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

Discordo totalmente

 

Concordo totalmente

1.  O tema é atual, relevante e oportuno.

1

2

3

4

5

2.  O objetivo do trabalho está claro e bem definido.

1

2

3

4

5

3.  A abordagem geral é criativa e inovadora.

1

2

3

4

5

4.  A estrutura do texto é clara e adequada a um trabalho científico.

1

2

3

4

5

5.  A linguagem é clara e concisa. A leitura é fluida e agradável.

1

2

3

4

5

6.  A base teórico-conceitual é consistente e reflete o estado-da-arte do conhecimento na área.

1

2

3

4

5

7.  O desenvolvimento teórico é adequado e bem estruturado.

1

2

3

4

5

8.  A estratégia de pesquisa e a metodologia estão claras e são consistentes com os objetivos do trabalho.

1

2

3

4

5

9.  A conclusão é coerente, clara e objetiva.

1

2

3

4

5

10. O trabalho representa contribuição científica para o conhecimento na área que se propõe.

1

2

3

4

5

PARTE 2 – PONTOS FORTES E FRACOS

Pontos 
fortes do artigo



Pontos fracos do artigo

 

 

PARTE 3 – SUGESTÕES

Sugestões para melhoria quanto ao conteúdo (argumento, desenvolvimento, metodologia, conclusão, etc.)

 

 

 

 

Sugestões para melhoria quanto à forma (estrutura, linguagem, legibilidade, etc.)

 

 

 

PARTE 4 – COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Comentários adicionais para o autor

 

 

PARTE 5 – RECOMENDAÇÃO FINAL

O trabalho deve ser rejeitado para publicação

O trabalho deverá ser reavaliado após a revisão pelo autor

O trabalho deve ser aprovado para publicação sem restrições

O trabalho deve ser aprovado para publicação, mas contém erros que devem ser corrigidos obrigatoriamente

Submeter a outra revista

 

O processo de avaliação, constitui etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos e para a manutenção do nível de qualidade da revista. Os avaliadores ou pareceristas são orientados a apresentar sugestões construtivas relacionadas à forma e ao conteúdo, em tempo hábil, para que sejam publicados no menor período de tempo possível.

Após a aprovação pelos pareceristas, o artigo passa por uma revisão gramatical e ortográfica.

Os artigos aprovados são levados à reunião de preparação do número da revista do Comitê Editorial. O autor será informado sobre o andamento do processo via e-mail.

A revista Contextus também está aberta a outros tipos de colaboração apresentados pela comunidade acadêmica e/ou empresarial. Todas as sugestões serão analisadas com base nos princípios expressos pela linha editorial.

 

Periodicidade

Periódico científico temático, formato eletrônico. Contextus é uma publicação quadrimestral.

Os formatos adotados para recepção dos textos deverão ser conforme as normas de submissão (vide em "Sobre").

A publicação dos artigos acontece no site da revista Contextus, exclusivamente em formato PDF.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona mais democratização mundial do conhecimento. Vale ressaltar que todo o processo de submissão não gera nenhum tipo de custo aos autores.

 

 

Indexação e Catálogo

A revista Contextus, conforme sua estratégia de aumentar a exposição e o fator de impacto dos artigos, já está cadastrada em alguns catálogos e indexadores. Além disso, seus autores disponibilizam artigos livremente em redes sociais profissionais/acadêmicas.

Catálogos e indexadores já cadastrados

Catálogos e indexadores em processo de cadastramento

  • Redalyc
  • SciELO

 

Corpo Editorial Científico

O Corpo Editorial Científico ou Conselho Editorial é formado por professores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com reconhecimento no meio acadêmico. Seus membros atuam nas diversas áreas da Contextus, mas de forma não coletiva, ou seja, sem previsão de reuniões ordinárias (presenciais ou virtuais) para tratar de questões pautadas. Seguindo o modelo comum a revistas científicas nacionais, não há envolvimento formal dos membros do Conselho Editorial com a Contextus, a UFC ou a FEAAC na responsabilidade pela publicação da revista. A participação de cada membro na revista se dá de forma individual, por meio de uma articulação do Editor e da Comissão Editorial. Cientificamente, os membros do Conselho atuam como conselheiros do Editor e da Comissão Editorial divulgando a revista, sugerindo aperfeiçoamentos na política editorial e estratégias para atuação no meio acadêmico e profissional.

Esperam-se dos conselheiros manifestações sobre a consistência da política editorial e das publicações, sua qualidade e também sobre as questões éticas pertinentes à gestão editorial e à divulgação de artigos. Cada membro assume também a função de “ouvidor” da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura esperada de uma revista científica.

Como o Conselho Editorial está afastado do processo de mediação de artigos (não tendo acesso aos metadados dos artigos em avaliação), não supervisiona nem interfere no processo editorial, podendo assim submeter artigos à Contextus e participando do processo como qualquer outro autor.

 

Comitê de Política Editorial

Ao Comitê de Política Editorial compete a gestão operacional da revista. É ele, em consenso com a Direção da FEAAC, que define o Editor-Chefe da Revista. Como a Contextus está ligada à Universidade Federal do Ceará, localizada em Fortaleza, este comitê é formado por professores ligados à FEAAC.

 

Editor-Chefe

O editor coordena o processo editorial e promove o desenvolvimento dos autores e avaliadores da publicação. Seu compromisso é que o periódico ofereça o que houver de melhor em termos de conhecimento novo dentro da área temática, observando, no processo de seleção dos artigos, os mais elevados padrões éticos.

O manual de Boas Práticas da ANPAD (ANPAD, 2017) preconiza que a escolha do editor de um periódico seja supervisionada pelo Comitê de Política Editorial e considere diversos fatores, dentre os quais: liderança como pesquisador da área, reconhecimento pela comunidade, histórico de atuação como revisor e autor, bem como seu projeto de trabalho para o periódico.

 

Equipe Editorial

A equipe editorial é composta pelo editor-chefe e pelos editores associados por área, havendo as seguintes áreas na Contextus: Administração, Contabilidade e Economia. Os editores associados são colaboradores muito próximos do editor, com envolvimento significativo no dia a dia do processo editorial. Em termos de atribuições, podem tomar a decisão final de publicar ou não um trabalho em sua área específica.

 

Ética de publicação

A publicação de um artigo em um periódico revisado por pares (peer-reviewed) é um elemento essencial no desenvolvimento de uma rede coerente e respeitada do conhecimento. Reflete diretamente a qualidade do trabalho dos autores e das instituições que os apoiam. Artigos revisados ​​por pares suportam e incorporam o método científico. Portanto, é importante chegar a um acordo sobre padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas no ato de publicação: o autor, o editor, os revisores (avaliadores), a instituição publicadora e a sociedade de revistas.

Deveres dos editores

- Decisão de publicação; jogo justo; confidencialidade; envolvimento e cooperação em investigações; divulgação de conflito de interesses;
- Editores devem tomar medidas razoáveis para identificar e impedir a publicação de jornais onde ocorreram fraudes em pesquisa;
- Em nenhum caso poderá um períodico ou seus editores incentivar tal conduta ou conscientemente permiti-la;
- No caso em que uma revista ou editores estejam cientes de qualquer alegação de má conduta de pesquisa, o editor deve lidar com alegações apropriadamente;
- A revista deve ter orientações para retrair ou corrigir artigos quando necessário;
- Editores devem sempre estar dispostos a publicar correções, esclarecimentos, retrações e desculpas quando necessário.

Deveres dos revisores (avaliadores)

- Contribuição para a decisão editorial;
- Prontidão;
- Confidencialidade;
- Padrões de objetividade;
- Reconhecimento da fonte;
- Divulgação de conflitos de interesse.

Detecção de plágio

O processo de revisão por pares é o cerne do sucesso da publicação científica. Como parte de nosso compromisso com a proteção e melhoria do processo de revisão por pares, temos a obrigação de ajudar a comunidade científica em todos os aspectos da ética de publicação, especialmente nos casos de (suspeita de) submissão duplicada ou plágio.

 

Solicitação de nova senha

Envie um email para revistacontextus@gmail.com, solicitando um nova senha para acessar o sistema em caso de não lembrar a anterior.

ISSN Impresso: 1678-2089
ISSN On-line: 2178-9258
Qualis B1 (2017 – Administração, Contabilidade e Turismo)
Revista Contextus (Fortaleza) – FEAAC / UFC
Av. da Universidade, 2486 – Benfica, Fortaleza-CE – CEP 60020-180 – Brasil